Mentiras Eternas
Uma Campanha Que Ficará Eternamente Em Sua Memória!
Um dos maiores méritos de Rastro de Cthulhu (RdC) é que ele conseguiu modernizar vários elementos do Chamado de Cthulhu (CdC) preservando seu legado de qualidade, escrita e grandes aventuras, mas parte importante desse legado são as grandes campanhas icônicas de CdC como Horror no Expresso do Oriente, Máscaras de Nyarlathotep e a imponente Além das Montanhas da Loucura, e até 2013 RdC ainda não tinha uma grande campanha pra chamar de sua, isso mudou com Eternal Lies, ou Mentiras Eternas, campanha que será lançada pela RetroPunk em financiamento coletivo em 9 de Dezembro de 2019.
Neste texto eu pretendo dar um panorama geral sobre a campanha e falar sobre o livro propriamente dito, mas vale aqui uma ressalva, SEM SPOILERS!
Durante o lançamento da versão original da campanha a Pelgrane Press, que é a editora original do jogo, adotou uma campanha para que os jogadores e guardiões evitassem soltar os famigerados spoilers, isso de suma importância para preservar a experiência do jogo, nós iremos seguir essa mesma política, tentando ao máximo explicar sobre o que a campanha se trata sem estragar a experiência de ninguém.
Resumo
Mentiras Eternas já começa de uma maneira bastante diferente, se na maioria das aventuras de RdC a ideia é evitar que o pior aconteça, aqui ele já aconteceu, agora os jogadores devem lidar com as consequências.
Em 1924 um grupo de investigadores tenta impedir um culto, mas falha miseravelmente! Em 1934 a filha de um dos investigadores do grupo original contrata os personagens para entender o que aconteceu e saber mais do envolvimento do seu pai na história.
A partir daí os personagens vão rodar o mundo todo investigando, passando por lugares como a Etiópia, México, Malta e até mesmo no Tibet.
A campanha é dividida em três partes, começo meio e fim, incorpora o estilo “sandbox” dando liberdade a respeito do que fazer e cada localidade é retratada de modo único, de modo que os jogadores e o guardião não ficarão entediados com partes repetitivas.
O texto como sempre segue o altíssimo padrão de qualidade de todo o material de RdC e sendo esta uma campanha relativamente grande o texto vem bastante “mastigado” de modo a facilitar a vida do mestre. Ele incorpora muito o conceito de campanha “globetrotter”, que é uma campanha que leva os personagens ao redor do globo superando desafios e investigando.
A campanha é ideal para 6 jogadores e estes podem criar personagens ou podem escolher os já prontos na aventura. Outro ponto digno de nota é que o livro vem acompanhado de uma trilha sonora concebida para ajudar a criar o clima.
Sobre o Livro
O livro é um verdadeiro calhamaço com cerca de 400 páginas, o que cria uma situação bastante inusitada, ele ficou maior até que o livro básico!
Nossa versão começara com o livro Capa Mole, Papel offset e P&B, a capa dura será uma meta extra. Vale ressaltar que a qualidade gráfica também segue o alto padrão da linha de RdC e o livro vem repleto de “props”, adereços para criar mais clima para a aventura, que são imprimíveis
Campanhas nos Mythos de Cthulhu
Muita gente fica receosa querendo entender como se joga uma campanha em um cenário tão mortal, a experiência acaba sendo mais a longo prazo e a mortalidade é de certa maneira diluída, o que não quer dizer que ela seja atenuada, e lembre-se, você sempre pode criar um personagem novo. Outros também ficam intimidados pelo tamanho/complexidade da campanha, é inegável que a campanha é grande e tem muitos elementos, mas como falei acima, o texto foi criado pensando em facilitar a vida do guardião.
Mas não se preocupem, iremos abordar isso em outros textos mais adiante. Vale ressaltar também que a duração da campanha vai depender do ritmo do grupo, ela pode levar meses ou mesmo alguns anos.
Concluindo
Eternal Lies sem sombra de dúvidas figura entre as melhores campanhas de RPG no universo do Mythos, ela está absolutamente à altura das campanhas clássicas de CdC, e isso não sou eu que estou falando, todas as resenhas elogiam a campanha efusivamente.
Mentiras Eternas tem dois grandes méritos, primeiro, dá ao RdC uma campanha absolutamente memorável, segundo, não importa como você jogue ou quanto tempo leve para jogar, Mentiras Eternas é daqueles tipos de campanha que você se lembrará para sempre depois que concluir.
Bem que podia vir Arkham Detective Tales e Armitage Files no vácuo de Eternal Lies!
Pingback: Adaptando Mentiras Eternas para Sessões Únicas - RetroPunk