Por Yuri Bravos
Inúmeros povos e inúmeras caras, assim são os humanos de Aventuria. No artigo passado dessa série, terminamos de conhecer os meridianos e fomos apresentados aos niveseanos. Hoje conheceremos mais um povo nômade do norte e rumaremos bem mais ao sul.
Norbardes
Norbardes são aparentados dos tulamitas, tendo uma pele mais escura e cabelos normalmente pretos. Sua estatura é mediana e as culturas que se encontram entre eles são: Aventuriano do Norte, Natandiano e Norbarde.
Norbardes
Norbardes descendem dos Alhani, tendo até hoje uma língua própria chamada Alaanico. São comerciantes nômades, levando todo tipo de mercadoria em seus kaleshkas, que são como trenós.
Muito adaptáveis em seus costumes, norbardes levam consigo tudo que considerem útil ou bonito. As famílias são lideradas por mulheres, chamadas Tias. Normalmente as mulheres têm mais de um marido e, por isso, eles deixam suas famílias originárias. Homens casados raspam a cabeça e usam bigodes longos, já mulheres, raspam um trecho largo ao longo do meio da cabeça. Cultuam os Doze Divinos.
Suas perícias comuns refletem o estilo de vida comerciante e ambulante: Comércio, Condução, Geografia, Lábia, Orientação, Sobrevivência.
Tulamidas
Como os norbardes, têm a pele e cabelos mais escuros em comparação aos meridianos e outros grupos do norte de Aventuria. Os tulamidas tendem a ser um pouco mais baixos que os norbardes. As culturas tulamidas são: Araniano, Aventuriano do Sul, Maraskano, Mhanadistano e Novadi.
Araniano
Arania já fez parte do Império Meridiano, mas ganhou independência. Sua estrutura feudal é muito similar ao do império que fez parte, mas aqui mulheres possuem um lugar de prestígio maior, sendo normalmente as detentoras do poder estatal. Os homens, por sua vez, vivem das belas artes e do cortejo de mulheres que possam fazê-los ascender socialmente.
Honram os Doze Divinos, especialmente Peraine, deus da agricultura e pasto; Rahja, deusa do amor e da beleza, que costumam chamar de Rasha; e Phex, deus dos ladrões e da sorte, ao qual chama Feqz. As bruxas são especialmente respeitadas em Arania e as dançarinas e dançarinos tem uma reputação que os precede.
Seu estilo de vida é muito evidente quando se olham suas perícias comuns: Alfaiataria, Astronomia, Comércio, Empatia, Habilidade Artística, Jogos, Lábia, Leis, Matemática, Manha, Mitos e Lendas, Montaria, Punga e Sedução. Evidente que nem todos são hábeis em tudo isso, são contudo, as habilidades mais prováveis de se encontrar num araniano.
Mhanadistano
O Mhanadistão é uma região dentro das Terras Tulamidas, mas foi o berço dos tulamidas modernos e, portanto, a maioria deles que habitam próximo do Mhanadistão são chamados também mhanadistanos.
Os mhanadistanos tem uma forte separação entre camponeses e citadinos, estes últimos se vendo superiores. A riqueza material, pura e simples, é que posiciona socialmente os mhanadistanos. Diferente de Arania, aqui a sociedade é fortemente patriarcal, tendo os homens quantas mulheres puderem sustentar. Sendo a primeira sociedade de alta cultura de Aventuria, eles têm algumas criações em seu ‘currículo’, desde jogos de tabuleiros famosos por todo o continente até a Al’Gebra. Suas cidades abrigam veneráveis escolas de magia.
Suas perícias comuns são Astronomia, Comércio, Conhecimento de Magia, História, Jogo, Lábia, Manha, Mitos e Lendas, Punga e Religiões; demonstrando sua aptidão tanto para a erudição quanto para o golpismo.
Novadi
As tribos novadis habitam o deserto de Khôm e juntas formam o Califado. Fixam suas moradias em oásis e áreas férteis da fronteira do deserto ou vivem de forma nômade entre as areias. O Califa reina sobre os sultões, cabeças das tribos do deserto e sobre os emires e é o único a quem é permitido ter até oito esposas. Aos demais, no máximo sete, e desde que possa sustentá-las. Somente Rastullah, o deus único dos novadis, pode ter nove mulheres.
Rastullah se apresentou aos novadi e eles o veneram seguindo suas 99 Leis Sagradas. Nem todos os novadis dizem que os outros deuses, como os Doze Divinos, não existem, mas são considerados inferiores a Rastullah. Novadis tem costumes exóticos como combates simulados e ataques de zombaria para testar a coragem. As mulheres são vistas como menos valiosas que um cavalo, embora haja algumas que por um juramento de vingança sejam consideradas juridicamente como homens.
As perícias comuns dos novadis são: Conhecimento de Animais, Conhecimento de Plantas, Guerra, Intimidação, Leis, Montaria, Orientação, Percepção, Rastrear e Sobrevivência. Dos povos tulamidas, são talvez os mais guerreiros e adaptados a um bioma rude.
Povos da Floresta e Utulus
Usualmente esses dois grupos humanos não são diferenciados, embora sejam distintos. Utulus estão entre os humanos mais altos de Aventuria, são de pele de ébano e cabelos negros e densos. Já os Povos da Floresta são os mais baixos do continente, possuem pele escura, porém em mais tons que os Utulus e seu cabelos variam de castanho a preto. Ambos os grupos vieram da Uthuria, um continente ao sul de Aventuria.
Tanto os Povos da Floresta quanto os Utulus compartilham as mesmas culturas: Aventuriano do Sul, Mhanadistano, Mohas e Novadi.
Mohas
Mohas é uma corruptela do nome da maior tribo do Povo da Floresta, a tribo Mohaha, embora hajam 13 tribos conhecidas. Os Povos da Floresta habitam principalmente o Extremo Sul e os Utulus, as Ilhas Florestadas. São caçadores, coletores e pescadores. Normalmente liderados por chefes que podem ser homens ou mulheres e acompanhados por um xamã.
Os Povos da Floresta veneram os espíritos naturais, temem os deus-jaguar Kamaluq e acreditam terem protetores pessoais chamados tapam. Já os Utulus rezam para o deus-sol Obaran e desconfiam do mar e dos mortos. Os Mohas costumam usar armas simples com venenos, o que as torna mortais e especialmente os Povos da Floresta são lutadores desarmados habilidosos, com sua arte marcial chamada hruruzat.
Suas perícias são aquelas que permitem-lhes viver na floresta sem auxílio externo: : Conhecimento de Animais, Conhecimento de Plantas, Controle Corporal, Escalada, Furtividade, Mitos e Lendas, Orientação, Percepção, Rastrear, Sobrevivência,Tratar Doenças e Tratar Venenos.
Grupos, Culturas, Nações
Como pudemos ver ao longo dessa série de artigos, a sociedade humana em Aventuria é bastante plural e diversificada. Cheia de problemas e também de belezas. Talvez o número de conceitos tenha soado confuso, mas tenha em mente que grupos humanos se referem ao fenótipo das personagens; culturas falam do estilo de vida e visão de mundo; e as nações são delimitações geográficas de poder. Uma personagem do grupo Utulu pode ter a cultura Araniana e viver em Maraskan, assim como uma personagem do grupo Thorwale, pode ter a cultura Thorwale e viver em Thorwal. Misturar grupos, culturas e nações é o que tornará as personagens mais verossímeis, já que humanos são, acima de tudo, adaptáveis e diversos.
Sua próxima personagem humana em The Dark Eye vai ser o que?!

Curtiu? na RolePunkers você encontra artigos como esse e muito mais! Assine em https://www.catarse.me/punkverso