Entrevista Morné Schaap – Winter Eternal
O Financiamento do Winter Eternal está prestes e começar e fizemos uma entrevista com seu criador, Morné Schaap.
Retropunk: Primeiro, vamos falar um pouco sobre você e suas experiências de RPG, o que você está jogando e qual é o seu RPG favorito?
Minha primeira experiência de RPG foi a série Lone Wolf e os livros Fighting Fantasy. Me conquistou desde o primeiro livro. Eu descobri Dungeons and Dragons e joguei por muitos anos. Eu já joguei outros grandes jogos ao longo dos anos, como Vampiro e Eclipse Phase. Então eu descobri Savage Worlds e esse é sem dúvida meu sistema favorito. Eu também estou animado com o Index Card RPG e planejo rodar um jogo curto em um futuro próximo, mas no momento estou narrando Deadlands para alguns amigos e me divertindo.
RP: O que te inspirou a produzir RPG?
Um dia estávamos sentados em volta da mesa de jogo e conversando sobre nossas ideia de cenário. Depois, meu amigo sugeriu que eu escrevesse o cenário e publicasse. Eu apenas ri, mas quando falamos sobre isso uma semana depois eu decidi que ia tentar.
RP: O que te inspirou a escrever Winter Eternal?
Quando criança, lembro-me de imaginar como seria o mundo se não houvesse sol. Brincar sob os postes de luz, pedalar minha bicicleta para a escola com todas as luzes acessas e assim. Por diante. Essa ideia eu trouxe para o meu cenário
RP: Winter Eternal é um RPG medieval de fantasia, mas foge bastante do comum. Como surgiu a ideia?
Todos nós já conhecemos os mundos de fantasia padrão. Eu queria escrever sobre o efeito que um enorme desastre teria na sociedade. Mas também não queria que fosse um cenário pós-apocalíptico. Eu imaginei este mundo escuro e frio, com diferentes raças amontoadas nas cidades, mantidas a salvo pela magia. Eu queria uma dinâmica diferente entre inimigos antigos quando eles não tinham escolha a não ser sobreviver juntos. Eu também queria que o frio e a escuridão fossem partes importantes do cenário. O frio é mortal e deve sempre fazer parte de uma aventura, sempre pronta para dominar o herói despreparado.
RP: Por que escolheu Savage Worlds como sistema de regras para o Winter Eternal?
Eu não sabia nada sobre Savage Worlds quando comecei. Eu estava procurando por um sistema que pudesse licenciar e acabei conversando com eles (Pinnacle) depois que vi o quão fácil e incrível é o sistema. Percebi que com o livro básico eu poderia me concentrar no mundo em si e não me preocupar tanto com novas mecânicas.
RP: Winter Eternal foi feito para quais tipos de jogos e aventuras? O que os jogadores podem esperar do cenário?
O Winter Eternal oferece muitos tipos diferentes de aventuras. Como a maioria das pessoas vive nas grandes cidades, há muitas oportunidades de aventuras onde os heróis podem investigar, seguir, roubar, proteger e assim por diante. Para aqueles que querem andar por ai, as Arcadas oferecem diferentes aventuras na estrada. Então, com a descoberta dos cristais de calor, os aventureiros podem se dirigir para a Vastidão com roupas de gelo para protegê-las. Muito tempo se passou desde a explosão do sol e muitas cidades e outros lugares foram perdidos. Há muito tesouro e conhecimento para serem descobertos.
RP: No Brasil, temos acesso a muitas informações e jogos dos Estados Unidos, até os jogos europeus chegam facilmente aqui e acompanhamos as novidades por lá. Mas um RPG escrito por um sul-africano é algo diferente para nós. Como é a cena do RPG na África do Sul, existem muitos jogadores? Há mais pessoas produzindo?
Eu sei que sou o único licenciado de Savage Worlds na África e devo admitir que estou muito orgulhoso disso. Eu sei que existem muitos jogadores na África do Sul, apesar de Dungeons and Dragons e Pathfinder serem os dois maiores sistemas jogados. Eu sinto que board e card games são um pouco mais populares, mas isso não significa que os jogos de RPG não sejam muito jogados. Embora eu tenha pouco tempo livre, tento levar o Savage Worlds em eventos aqui e ali para mostrar às pessoas que ainda não o conhecem.
RP: Recentemente a sua editora, Just Insert Imagination, lançou uma aventura, Rise of the Ghost Machines. Há mais material de Winter Eternal a caminho? Você quer produzir algum material de antes do cataclisma?
Temos planos para uma ou duas campanhas plot point no futuro e eu tenho um grande pack de mapas na minha lista de tarefas para Winter Eternal. Há também pelo menos mais 2 guias de Aventura que eu gostaria de finalizar depois dos nossos projetos atuais. Eu também brinquei com um cenário Future Winter Eternal. Em muitos mundos de fantasia tudo se mantém igual depois de séculos. Mas veja o quanto nosso mundo mudou desde o início dos anos 1900. Eu estou imaginando uma cidade espalhada por todo o continente, com tecnologia nova e maravilhosa alimentada pelos fragmentos encontrados em todo o mundo. Mas isso terá que esperar por um tempo ainda.
RP: Aqui no Brasil a Retropunk lançou três aventuras, Badabing Badaboom, Size Matters e Fuhgeddaboudit. Elas também estão bem fora que costumamos ver por ai. Há mais alguma coisa assim por aí?
Nós as chamamos de aventuras Plug and Play. Elas vêm com tudo o que é necessário para narrar um jogo rápido com os amigos, um evento ou uma loja de jogos. Temos muitas ideias para novas. Há aventuras de terror, diversão e loucura, para crianças e uma para Winter Eternal. Mas até terminar nosso projeto atual, não vamos trabalhar nas novas aventuras.
RP: Falando sobre novos cenários, há algum projeto?
Nosso próximo projeto é um cenário e tollkit para crime/bandidos/assaltos e outras transações ilegais, mas com um toque de Tarantino. Personagens Grandiosos, enredos e esquemas malucos e muita diversão para todos. A versão gratuita será lançada em maio e, em seguida, será feito um Kickstarter para a arte.
RP: Quer deixar um recado para os jogadores brasileiros?
Estou muito animado com a chance de mostrar o Winter Eternal a um novo grupo de jogadores. Eu adoro receber feedback e seria fantástico ouvir o que vocês acham do cenário e que aventuras você e seu grupo criou. Espero que você aproveite este cenário frio, escuro, mas ainda não morto.