Do SWEX ao SWADE
Por Eder Marques
Retomando a nossa série de textos sobre o financiamento coletivo da nova edição do Savage Worlds, a gente parte pra falar sobre o jogo propriamente dito, o que mudou e como ele está agora.
SWEX? SWADE? O que isso quer dizer?
Primeiro é bom que a gente esclareça que raios de siglas são essas SWEX quer dizer Savage Worlds Explorers Edition, ou Edição do Explorador, enquanto que SWADE é Savage Worlds Adventure Edition, ou Savage Worlds Edição de Aventura, que é o nome escolhido pela tradução. Aqui no Brasil a Retropunk lançou a versão Deluxe (de Luxo) da Explorers Edition e depois fez uma versão revisada do livro e agora lançará a SWADE!
Algumas das questões que tem levado a vários debates na comunidade é se os jogadores ficarão perdidos entre uma edição e outra e se a RetroPunk vai lançar algum tipo de atualização. Pois bem, embora a Edição de Aventura tenha algumas mudanças bastante significativas, de fato muda muita coisa, a base do sistema permanece a mesma, é uma grande revisão mas não rompe com os paradigmas do sistema. Além disso, estão saindo lá fora documentos de atualização do livro básico e de alguns cenários que já lançamos, nossa intenção é sim lançar todo esse material como parte da nossa política de suporte, mas a nossa prioridade atual é terminar a tradução do livro para consolidar os termos.
O que muda?
Vou começar falando o que não muda, a mecânica central, ela continua role o dado da perícia ou atributo mais um dado selvagem e supere 4, isso se mantém.
As mudanças mesmo são extensas demais para explicar aqui, mas pinçarei algumas que acho mais relevantes:
Perícias: Agora todo personagem do jogador tem algumas Perícias Básicas, que todos possuem e começam com um valor mínimo de d4, algumas perícias foram condensadas como Atletismo que engloba atividades físicas e Sobrevivência que engloba também rastrear. Vale ressaltar que agora você recebe 12 pontos para distribuir e não mais 15, já que algumas perícias você já começa com um valor mínimo.
Carisma: Carisma era uma medida que servia como bônus ou penalidade para todos, já era, foi tirado do jogo como uma característica derivada. Mas a mecânica de bônus se mantém com vantagens e complicações.
Vantagens e Complicações: Muitas mudaram, muitas coisas novas, agora um personagem pode fazer qualquer combinação de pontos em Complicações até um máximo de 4, se antes era uma maior (2 pontos) e duas menores (1 ponto cada) agora você pode pegar duas maiores e quatro menores.
Combate: Boa parte das manobras de combate teve algum nível de revisão e agora as regras para ações múltiplas estão mais claras.
Regras de Ambientação e Gerais: Algumas regras de ambientação mudaram também, por exemplo, agora quando se saca um Curinga todos os jogadores recebem Benes e os “olhos de cobra”, ou seja o 1 nos dois dados, é irremediavelmente uma falha crítica, antes eram regras de ambientação, agora são regras já dentro do jogo. Outro ponto relevante é que agora há os chamados Desafios (Tests no original) em que o personagem tenta atrapalhar seu adversário de alguma forma, e também as regras para Suporte, onde você pode cooperar com seus aliados.
As tarefas dramáticas também mudaram, bem como as regras de perseguição, que aliás foram alvo de muita mudança durante os playtestes.
Existe também a regra de Encontros Rápidos, que é de certa forma uma expansão do sistema de combate rápido da edição anterior.
Poderes: No geral os poderes em si foram revisados, vale um destaque para os modificadores de poderes que podem alterar a forma como ele é lançado concedendo bônus com contrapartidas.
Bestiário: basicamente foram aplicadas as mudanças de regras e algumas revisões. Ressalto que a agora a questão dos tamanhos e da escala está muito mais clara dentro do sistema.
Como eu disse, é complicado pormenorizar todas as mudanças, mas de forma geral o jogo se atualizou e incorporou boa parte das regras que os jogadores já vinham usando ao longo dos anos dentro do sistema, se eu pudesse resumir em uma frase eu diria que o jogo passou a fazer mais sentido e a ter mais clareza nas regras.
Parece promissor. Só espero que essa versão seja mantida por muito tempo, assim dará tempo de explorar melhor todas as possibilidades. E sugerir como sistema inicial já que terá regras claras e é um dos sistemas mais completo e preço acessível que há na atualidade. Isso ajuda bastante em trazer gente nova para o Hobbie do rpg. 🙂
Pingback: Edição Aventura - O Projeto - RetroPunk
Pingback: Savage Worlds Edição de Aventura Tem Seu Financiamento Anunciado