Bem-vindo ao Reino Mágico Debaixo da Cama!
Por Miguel Beholder
O mais novo cenário para Savage Worlds Edição Aventura (SWADE) está ganhando vida tal qual uma belíssima fada que nasce do desabrochar das flores na primavera.
Reino Mágico Debaixo da Cama, escrito por Felipe Figueredo, explora os contos de fadas que tanto conhecemos com uma nova perspectiva que parte dos olhos de uma criança. A imaginação é indispensável para se ter acesso ao fantástico e a magia só existe para aqueles que realmente acreditam nela.
Esses Escolhidos são capazes de acessar Dreimur, um mundo mágico onde dríades, gigantes, bruxas e tantas outras criaturas fantásticas coexistem.
Dreimur
Ao trabalhar com um elemento tão clichê quanto o “mundo dos contos de fadas”, Felipe é muito sagaz em assumir uma abordagem detalhada do cenário. Diferente do que eu esperava antes de ler o livro, Dreimur não é uma versão da Terra com arco-íris e pó brilhante para todo lado.
Antes de qualquer coisa, o cenário fantástico não é fruto dos sonhos humanos ou qualquer criação semelhante, mas algo muito mais antigo e tão rico em suas descrições que as mais belas paisagens da Terra parecem apáticas e sem vida.
Dreimur é a origem de sonhos e pesadelos, sendo apresentado ao leitor graças aos livros falantes do Concílio das Páginas. Não há um consenso sobre os meandros do surgimento de Dreimur, mas sua existência está relacionada aos sonhos dos deuses, mais especificamente a entidade interpretada como Gaia, a deusa mãe da natureza.
Seu estupendo sonho deu vida às quatro regiões de Dreimur, facilmente reconhecíveis pela presença predominante de uma das quatro estações. Assim como a natureza se comporta diferente em cada uma dessas regiões, os povos que as habitam fazem o mesmo. Por exemplo, no norte invernal, os moradores são igualmente frios e contidos enquanto o sul arenoso e quente como o verão tem residentes de comportamentos mais acalentadores e extrovertidos.
Humanos
Diferente das espécies fantásticas, os humanos desprovidos de habilidades mágicas de Dreimur nunca conseguiram acompanhar o ritmo do fantástico, sendo costumeiramente tratados como servos ou criaturas “inferiores”. Contudo, o cenário mudou quando os servos de um genial elfo, intitulado O Criador, conseguiram pôr as mãos em uma fruta mágica.
Após se alimentarem da fruta extremamente poderosa, os humanos instauraram caos e destruição por Dreimur em uma ambição desesperada por mudança. Com a ajuda do Criador, o Reino Mágico conquistou a vitória contra os humanos, mas graças a dríade Terra que reconheceu os erros dos seres mágicos para com aqueles homens e mulheres, a punição humana foi uma segunda chance, residindo dentro da dríade, em novo mundo.
Você já deve ter notado alguns paralelos com o mito cristão, entre outros, sobre a criação do mundo. Esses paralelos entre mitos humanos e o mundo fantástico de Dreimur estão espalhados pelo livro todo em uma leitura original que me agrada muito.
São mais de cem páginas falando sobre as Estações, as Rainhas, as Bruxas, os Monstros, o Cenário e a Magia com muitas referências e interpretações que, sem exagero, posso apontar como criativamente geniais.
Mas onde o jogador entra?
Escolhidos
Os jogadores interpretam Escolhidos. Jovens que, independente de sua vida terrena, se descobriram capazes de dormir e acordar com suas consciências em corpos que conseguem interagir com Dreimur e suas criaturas Oníricas.
Não há uma regra que defina a existência de um Escolhido e muitos acreditam que tal evento tenha relação com um destino determinado pela Magia, mas na prática, a única força que parece reger o surgimento de Escolhidos é o caos.
O livro apresenta diversos arquétipos de crianças, adolescentes e jovens-adultos que ajudam a orientar o jogador a trazer originalidade para o seu personagem, uma vez que todos são humanos.
Todas as demais mecânicas de criação de personagem são semelhantes a SWADE, com exceção da Afinidade.
A Afinidade é um novo elemento mecânico que define a ligação do Escolhido com Dreimur. Ela é mais forte quanto mais novo for o herói e enfraquece com o passar dos anos. Funciona como perícia arcana e é usada para conjurar os poderes concedidos por Dreimur.
Também temos novas opções de Complicações e Vantagens e, como era de se esperar, novas mecânicas para a Magia.
Considerações e Despedidas
O livro ainda conta com Regras de Ambientação que alinham os heróis com seus destinos premeditados (o que talvez justifique sua forma como Escolhido), novos equipamentos mágicos, orientações para se narrar em Dreimur, um satisfatório Bestiário fantástico, uma longa aventura em quatro partes e, como se tudo isso já não fosse o bastante, um gerador de aventuras!
Antes de encerrar, também quero destacar que esse é um dos livros-cenários mais bonitos que já vi para SWADE! As artes estão lindas e o bestiário é de tirar o fôlego!
Já estou ansioso para folhear as páginas desta obra de arte!
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