Por Naomi Maratea
OS PROPS MAIS LEGAIS DO MUNDO PRA QUEM NÃO TEM DINHEIRO!
Em meados de 2020, quando a pandemia do COVID-19 começou a assolar a população mundial, o RPG de mesa presencial perdeu quase que a totalidade de seus adeptos para o RPG de mesa virtual jogado em plataformas como Roll20, Discord, Foundry e Fantasy Grounds.
Em 2023, o risco da COVID-19 não foi totalmente erradicado, mas os avanços da medicina fizeram com que se tornasse mais seguro voltar a transitar pelas ruas e se encontrar pessoalmente com terceiros.
Essa liberação fez com que o RPG de mesa presencial ganhasse de volta alguns de seus adeptos que estavam “na geladeira”. E com o retorno do RPG presencial, voltam ao dia-a-dia do jogador presencial recursos físicos para a mesa de jogo, e um deles é o PROP.
Mas o que é prop?
A palavra “prop” vem do inglês e é uma versão encurtada de “property”, que significa propriedade. Em resumo, props são “coisinhas que você possui”; você, a narradora ou qualquer outra pessoa na mesa.
Props são peças que não são parte essencial do jogo mas que ajudam com a imersão e a criatividade da mesa. Miniaturas, por exemplo, são props, mas são props caros. Há formas de ter props muito mais em conta na sua mesa de RPG.
Queremos dividir alguns props que já usamos nas nossas mesas e que são os mais queridos dos nossos amigos pra você usar nas suas mesas com os jogos da RetroPunk!
Livros e bibliotecas são fatores comuns dentro de uma campanha de RPG. É bem comum o grupo chegar a uma cidade nova e correr à biblioteca para descobrir alguma informação que está faltando para resolverem o grande mistério que os assola.
Aí o que acontece? A narradora pede um teste de Conhecimentos Gerais ou Pesquisa e, com o sucesso, a informação é contada diretamente para as jogadoras.
Se a narradora quiser, porém, ela pode brincar com a sinestesia; com três ou quatro pedaços de papel cartão, a narradora pode escrever “os livros”. Como é só um jogo, o conteúdo do livro pode ser resumido: cada papel cartão vai ter um parágrafo que resume o conteúdo daquele livro. Em cada um dos livros, há escondida uma informação importante. As jogadoras vão pegar o papel em mãos, ler, passar os “livros” umas para as outras e passar um bom tempo discutindo aquele conteúdo. É muito mais divertido do que receber a informação de bandeja e as jogadoras vão amar.
O Tempo também é um recurso importante na narrativa do RPG. Em jogos de terror onde existem vampiros e outras criaturas que só saem à noite, saber que horas o sol nasce é importante. Em jogos onde as personagens recebem missões com tempo extremamente rígido para serem realizadas, também é uma questão comum das jogadoras “narradora, que horas é agora?”
Em vez de ficar sempre declarando quantas horas já passaram ou quantas horas faltam para o nascer do sol, tem uma forma mais simples de o fazer: comprar um relógio de ponteiro! Sabe aqueles que ficam na cabeceira ou na estante ao lado da cama? Que ficam em pé sozinhos? Os próprios! Mas nem se incomode em comprar as pilhas.
Quando a missão ou a noite começar, a narradora vai ajustar os ponteiros para indicarem o horário do início e colocar o relógio na mesa de frente para as jogadoras. Cada vez que a narrativa caminhar, a narradora vai ajustar os ponteiros para indicar que horas são agora.
Sempre que as jogadoras quiserem saber que horas são na narrativa antes de decidirem suas ações, podem olhar diretamente pro relógio na mesa.
Mas atenção! Certifique-se de que todos conseguem consultar as horas em um relógio de ponteiro sem maiores problemas. Algumas pessoas possuem déficits de atenção ou simplesmente nunca aprenderam a ler ponteiros porque já nasceram na era digital, e isso não é um problema. Consulte com todos se a ideia agrada ou busque alternativas semelhantes.
Inimigos saborosos é a nova sensação do RPG! Sabe aquela mesa de RPG com grid e miniaturas super legais? As jogadoras escolheram, cada uma, uma miniatura para representar suas personagens e a narradora escolheu miniaturas aterrorizantes para os principais vilões, mas sobrou algo para o qual ninguém dá muita atenção: os capangas!
Nessas situações, os capangas acabam sendo representados por “qualquer miniatura que sobrou” e estragam a temática da mesa, afinal de contas, ninguém tem 20 miniaturas de zumbi iguais para representar uma horda de zumbis, daí a horda fica composta por zumbis, esqueletos, animais, arqueiros, anões e outras mini nada a ver.
Que tal se, em vez disso, os inimigos menos relevantes forem inimigos saborosos? Um saco de gummy bears em qualquer supermercado lhe fornece um monte de miniaturas saborosas para representar os capangas de uma batalha.
E a parte mais legal: quem matar o monstro de jujuba come ele!
Já pensou que perfeito seria para jogar Hora da Aventura RPG?
Deve-se apenas tomar muito cuidado com a higiene. Já que as jujubas vão para a boca, certifique-se de que todos estão com as mãos lavadas e a superfície onde as jujubas estarão também está limpa. Pode-se usar pratinhos, pires ou guardanapos para as apoiar se for necessário.
Já pensou o chefe final da campanha ser um grande bolo sabor brigadeiro? Todo mundo que ajudou a o derrotar come seus pedaços no final (e a narradora também, é claro!).

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