Conhecendo o QuickShock GUMSHOE
Por Mateus Herpich
O horror toma muitas formas em diferentes realidades: monstros, cultistas, entidades ou a mera indiferença cósmica cruel. No universo dos RPGs, você certamente conhece uma de suas manifestações mais sinistras: Rastro de Cthulhu, um RPG investigativo de horror cósmico e lovecraftiano baseado no sistema GUMSHOE. O foco desse RPG é encontrar pistas e interpretá-las, não rolar dados à toa, o que favorece investigações dinâmicas e interessantes. Mas nada é tão bom que não possa melhorar, não é mesmo? Por isso, conheça o QuickShock GUMSHOE de Rei Amarelo RPG.
O Ancestral
Para refrescar a memória de quem já jogou e apresentar aos novatos, o sistema GUMSHOE de Rastro de Cthulhu se baseia em Habilidades Gerais e Habilidades Investigativas.
Nas Gerais, como Armas de Fogo, Fuga e Primeiros Socorros, você rola dados e gasta pontos para somar ao resultado da rolagem, aumentando suas chances de sucesso. Nas Investigativas, usadas na busca por pistas, você nunca rola dados, apenas declara seu uso no lugar e no momento certo e, se houver uma pista para encontrar, você a encontra. Nelas, os pontos são gastos somente para obter benefícios especiais.
Além disso, as personagens Investigadoras, sempre correndo risco físico e mental, possuem valores de Vitalidade, Estabilidade e Sanidade para levar em conta todas as formas em que podem se dar mal. Traumas psicológicos rapidamente acabam com sua Estabilidade, enquanto as revelações do Mythos de Cthulhu lentamente drenam sua Sanidade. No combate, entre as jogadas de Armas de Fogo, Armas Brancas e Briga, as personagens perdem sua Vitalidade enquanto se esvaem em sangue perante as ameaças do Mythos.
A Evolução
O Rei Amarelo RPG é impulsionado pelo sistema QuickShock GUMSHOE, criado para ser mais dinâmico do que seu antecessor ao mesmo tempo em que mantém o foco na busca por pistas. As personagens ainda possuem Habilidades para ajudá-las em suas investigações, porém distribuídas em Kits Investigativos e Kits Gerais, os quais permitem selecionar conjuntos de habilidades rapidamente e agilizam a criação das fichas de personagem.
No QuickShock GUMSHOE, as Habilidades Investigativas não possuem pontos para gastar. Em vez disso, você pode gastar Ímpetos para receber os típicos benefícios especiais, como impressionar seus colegas com seu conhecimento ou fazer uma dedução rapidamente. As Habilidades Gerais, por outro lado, continuam tendo uma reserva de pontos para somar nas rolagens de dados.
Combate
A maior diferença entre as duas versões do GUMSHOE certamente está nas regras de combate. Em Rastro de Cthulhu, a ordem do combate é determinada pela Habilidade que cada personagem utiliza e pela reserva de pontos. Em seus turnos, as personagens rolam ataques, comparam com o Limiar de Acerto dos oponentes, causam dano e passam a vez para a próxima.
O Rei Amarelo RPG toma um caminho bastante diferente e bastante divertido.
Para começar, os jogadores decidem coletivamente qual é seu objetivo no combate: matar, incapacitar, escapar, obter algum objeto ou outra tarefa. As dificuldades de seus testes variam de acordo com o objetivo.
Em seguida, cada jogador decide quantos pontos da Habilidade de Combate irá gastar. Então começam as rolagens de dado, iniciando com quem gastou mais pontos. O resultado é comparado com a dificuldade do teste e a Margem de vitória (ou derrota) é registrada. O jogador e o narrador colaboram para descrever o que aconteceu na cena, considerando que essa é apenas uma das etapas do combate, e então é a vez do jogador seguinte, repetindo esses mesmos passos. Ao final de todas as rolagens, as margens dos testes são combinadas e, se o valor resultante for zero ou maior, os jogadores atingem seu objetivo no combate.
Em resumo, cada jogador faz apenas uma rolagem de dados, o narrador não faz rolagem alguma e a narrativa é construída jogada por jogada com contribuições de todos. Assim, o sistema leva em conta objetivos e estratégias dos jogadores, permitindo que usem toda sua criatividade para descrever a cena.
Sem Dano, Só Cartas
Em vez de dano numérico em Estabilidade e Vitalidade, as consequências de se encarar o horror no QuickShock GUMSHOE são representadas por Cartas de Ferimentos e de Traumas. Cada perigo concede cartas diferentes, como Afogado, Baleado ou Ilusões Estilhaçadas, e estas cartas possuem efeitos mecânicos e narrativos apropriados. Algumas cartas são descartadas com um simples descanso, outras ao gastar um Ímpeto, enquanto outras ainda duram por períodos prolongados.
Todas as personagens podem receber a mesma quantidade de cartas, seja de Ferimentos ou de Trauma. No modo Horror, o limite é de apenas 3 cartas, enquanto no modo Aventura Oculta o limite é de 4. Além de facilitar o controle das consequências, as cartas são impactantes de se ter em mãos, elevando a tensão do jogo.
O Rei Amarelo Vem Aí
Estes são apenas alguns dos aspectos aprimorados no QuickShock GUMSHOE, e o Rei Amarelo RPG traz quatro incríveis cenários com regras únicas que se conectam em um multiverso de horror. Então não deixe de acompanhar a RetroPunk nas redes sociais para ficar por dentro desse lançamento e prepare-se para enfrentar os perigos de Carcosa.
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