Pathfinder para Savage Worlds: Compêndio de Golarion!
Golarion é um mundo muito rico, com muito material em sua versão d20 e é lógico que Pathfinder para Savage Worlds não poderia ficar sem um aprofundamento do cenário.
Claro que existem informações sobre o cenário nas entrelinhas da Campanha Ascensão dos Lordes Rúnicos, no Livro de Regras e no Bestiário, mas mesmo assim há a necessidade de trazer um aprofundamento maior ao mundo de Golarion.
O que é o livro?
O Compêndio trata de aprofundar o cenário – principalmente a região do Mar Interior – panteão e facções em suas cerca de 128 páginas.
Logo de cara, no Capítulo Um, somos apresentados à Sociedade Exploradora, uma das facções de Golarion que, bem provavelmente, jogadoras e jogadores farão parte ou pelo menos esbarrarão ao longo de suas jornadas. Como é um dos ganchos do cenário para inserir as personagens em aventuras, esta é a facção mais bem detalhada e que tem um capítulo inteiro dedicado a ela.
Depois disso, no Capítulo Dois, temos uma pincelada em informações da Região do Mar Interior e uma linha do tempo.
No Capítulo Três finalmente entramos no maior capítulo e com mais informações. São 41 reinos e regiões com detalhes sobre sua criação e status atual. Essas informações trazem várias ideias de aventuras em suas entrelinhas, principalmente para quem curte jogos com um toque de roadtrip.
O Capítulo Quatro traz várias tabelas para gerar suas aventuras aleatoriamente – ou para inspirar sua própria criação – quando temos aquelas sessões de jogo em cima da hora ou jogadoras e jogadores decidem ignorar completamente sua história – quem nunca!
Voltamos às demais facções no Capítulo Cinco, trazendo informações sobre o Consórcio Aspis, Cavaleiros da Águia, Monastério da Presa, Cavaleiros Infernais e Louva-a-Deus Vermelhos, além de descrições curtas de facções menores.
Se Aventurando no Mar Interior, no Capítulo Seis, temos ideias de como inserir cada Classe na região do Mar Interior, além de trazer novas Vantagens de Prestígio, armas e armaduras e itens mágicos.
No Capítulo Sete entramos em outro capítulo com muitas informações, falando sobre a religião de Golarion e descrevendo as 20 principais divindades, com seus ideais, formas de agir e até mesmo descrição de roupas ritualísticas. Há descrições também de divindades menores, divindades extraplanares (como Arquidiabos, Lordes Demônios e mais)
O Capítulo Oito traz uma descrição dos vários planos que compõem a realidade, um prato cheio para quem curte viagens planares.
Por fim, no Capítulo Nove, temos uma lista de artefatos, mais poderosos que itens mágicos comuns, o tipo de artefato que possui aventuras e campanhas para serem encontrados, se descobrir como usar ou destruir.
Na sua mesa
Este é um livro para quem quer se aprofundar mais na Região do Mar Interior e ter um cenário completo para suas mesas. Para quem gosta de cenários grandiosos e épicos, Golarion é um prato cheio: muitos reinos e regiões capazes de sustentar campanhas inteiras; organizações que podem ser usadas ora como aliadas, ora como antagonistas; divindades e seus seguidores com suas próprias agendas que podem estar alinhadas ou entrar em rota de colisão com os heróis e heroínas; novas Vantagens para turbinar e trazer mais cor às suas personagens; equipamentos e artefatos para personalizar, desafiar ou premiar as personagens; e, se a Região do Mar Interior não for o bastante, há muitos mais realidades para se explorar além do Plano Material.
Claro que o Compêndio, apesar de aprofundar no mundo de Golarion, ainda não vai até o fundo deste cenário que possui muita informação. Mas serve como um pontapé inicial para sessões mais profundas e embasadas na ambientação do cenário. Ainda assim, tem material para anos de campanha.
Juntando com o restante do material sendo lançado, Savage Pathfinder se torna um dos principais cenários de Savage Worlds, não só no Brasil.
E a Raid 2?
Se você ainda não está participando, clique AQUI e ajude a trazer o Compêndio de Golarion e o Bestiário impresso, aumentando a família Pathfidner para Savage Worlds no Brasil!!