The Dark Eye: Guia-Rápido de Regras
Por Eder Marques
Saudações, aventureiro, hoje trazemos para você o Guia-Rápido de Regras do The Dark Eye RPG, mas afinal, que jogo é esse?
O que é?
The Dark Eye (TDE) é um RPG de Fantasia Medieval originalmente publicado na Alemanha nos anos 80 e que conseguiu um grande feito de ser mais popular do que o D&D naquele país, criando uma legião de fãs fieis que o jogam até os dias de hoje. Ao longo desses mais de trinta anos o jogo teve cinco edições (sendo a quinta um futuro lançamento no Brasil em uma parceria entre o Dungeon Geek e a RetropPunk) e seu cenário foi sendo cada vez mais enriquecido.
Por falar em cenário, o mundo de Aventuria, é riquíssimo e conta com vários elementos da fantasia clássica como Anões, Elfos e Orcs além de culturas humanas inspiradas em civilizações históricas o que dá aos jogadores um bom ponto de partida para começarem a jogar.
Além de um livro básico o jogo conta com diversos suplementos, com destaque para o Almanaque de Aventuria, um guia descrevendo o mundo de jogo.
Como é?
The Dark Eye usa dados de 20 lados, d20, para resolver suas ações. Os jogadores devem rolar um número abaixo dos seus atributos para obterem um sucesso. Os atributos se dividem entre mentais — Coragem, Sagacidade, Inteligência e Carisma, e mais quatro físicos — Destreza, Agilidade Constituição e Força. Já as Habilidades e Magias possuem três atributos associados e quando o jogador testa uma delas, deve rolar contra os três atributos individualmente (elas também possuem uma graduação que funciona como uma reserva de pontos que é usada em caso de uma rolagem acima do atributo e que é “gasta” para diminuir o valor tirado, o valor que sobra ajuda a definir a margem de sucesso). O jogo tem bastante detalhes, o que o categoriza como um jogo mais tradicional do que narrativo.
Para quem é?
Se você gosta de fantasia e quer algo diferente dos jogos mais tradicionais, com muitos detalhes e muito suporte (suplementos, aventuras e etc.), The Dark Eye é o jogo certo para você. O mundo de Aventuria é rico e repleto de possibilidades, possibilitando diversos estilos de jogo e aventuras.
Ficou interessado em conhecer? Então não perca tempo e baixe o Guia-Rápido clicando na imagem abaixo!
Pingback: The Dark Eye, um RPG alemão de fantasia sombria está chegando ao Brasil. – RPG Game Festival
Achei bem interessante o sistema. A arte é muito bacana também.
Dear Dungeon Geek & RetropPunk Team,
My name is Carsten and I am one of the three operators of the DSA-Archiv (The Dark Eye – archive). You can find us on Instagram (https://www.instagram.com/dsaarchiv/) and on Facebook (https://www.instagram.com/dsaarchiv/).
We are already in contact with the Italian team of “Uno Sguardo nel Buio” and the Belgian team of “Het Oog des Meesters” (i.e. “Das Schwarze Auge” in Dutch language). We would like to invite you to subscribe us on these social medias.
We will support you by backing your pledges in your upcoming crowdfunding.
Our collection contains all print media ever released plus endless merchandise, posters, flyers and other items related to “Das Schwarze Auge”. Photos are available on demand.
If you need any information or if we (myself, Jan and Robert) can help you with anything, please do not hesitate to contact us.
We are looking forward to stay in contact with you, either via the social media or my email (indoegg@hotmail.com).
If interested, please drop us a message or an email.
Good luck with your project and best regards
Carsten Sakowski
Há uma previsão de que um dia teremos algum livro deste jogo no Brasil.
Claro! Vamos divulgar e espalhar a palavra de The Dark Eye para todo o Brasil!
Pingback: The Dark Eye: Book of Heroes será lançado em 9 de junho – Pulo Duplo
Quando teremos a ficha disponível para baixar?
Pingback: Reflexões sobre novas jogadas dos Dados Místicos - Dados Místicos