Hoje me fizeram essa pergunta e eu tive certa dificuldade em responder, como vocês bem sabem eu sou muito passional a respeito do jogo e são inúmeras características que o tornam tão legal aos meus olhos, então determinar objetivamente o que ele tem de melhor é, no mínimo, complexo. Mas depois de muita ponderação há um elemento que em minha opinião faz com que Savage Worlds se destaque na multidão, Savage Worlds é um jogo bastante acessível.

O que é acessível?

Primeiro eu acho importante explicar o que quero dizer com acessível. Acessível nesse sentido é que todo tipo de pessoa, com todo tipo de origem, pode jogá-lo sem grandes dificuldades.

Essa acessibilidade é calcada em três pilares em minha opinião, facilidade, abrangência e por fim seu custo.

Facilidade

Eu sempre bato nessa tecla, sei que sou até um pouco chato com isso, mas SW é um jogo realmente muito, muito fácil de aprender e de se ensinar. Diversas vezes eu fui narrar em um evento qualquer de RPG e veio aquele estranho aleatório que nunca jogou e não tem a menor noção do que está fazendo ali jogar na minha mesa, basta explicar que ele tem quer rolar o dado da característica juntamente com um d6 e superar 4 em um dos dados, daí o resto vai fluindo, geralmente eu ainda paro pra explicar o que é cada coisa na ficha, mas às vezes nem isso.

Criar personagens pra SW também é muito fácil, compra de pontos diretos facilita muito pra quem ta começando a jogar, a pessoa consegue criar uma ficha em menos de meia hora.

E narrar também não foge disso, as famosas aventuras de uma página são fantásticas e muito simples.

Mesmo o combate que talvez seja a parte mais crítica de Savage em termos de “dificuldade”, tem desde a última edição, e agora ampliado na nova edição, um sistema alternativo que é o de Encontros Rápidos que resume tudo em um único teste. Isso torna o jogo ainda mais fácil!

Abrangência

Por ser um jogo genérico, SW consegue atingir públicos com gostos muito diferentes, e dar vazão a imaginários muito distintos. Uma mesa pode ter uma temática Cangaço-Punk, com um bando de cangaceiros lutando pela sobrevivência em um mundo devastado, outra pode abordar uma temática de minorias ou ainda um drama histórico.

Embora o jogo tenha um clima que favoreça a ação, ele pode ser “ajustado” para se enquadrar em qualquer temática com muito pouco esforço. Mecanicamente é muito fácil fazer esses ajustes com as regra de ambientação.

Custo

Tudo isso não significaria muito se o jogo não fosse acessível em termos de custos. Considerando a realidade socioeconômica do nosso país, o RPG acaba sendo um luxo, e ter um jogo com um relativamente barato pode fazer muita diferença pra quem tem um poder aquisitivo menor. O jogo já é relativamente barato (e recentemente a RP fez uma queima de estoque da edição anterior) e essa política será mantida no SWADE pois o livro terá um custo reduzido em relação a sua contraparte americana!

Savage Worlds pode ser aquele primeiro RPG que você dá de presente pro seu sobrinho pra ver se ele vai gostar de jogar RPG, ou aquele jogo que você apresenta pra uma pessoa que nunca jogou RPG, pois ele é relativamente barato.

A nova edição do Savage Worlds está em financiamento coletivo e você pode conquistar metas extras e itens exclusivos do financiamento. Acesse https://www.catarse.me/swadebr e confira.