A linha de livros de Castelo Falkenstein pode ser dividida em dois momentos; o primeiro com os lançamentos originais da R.Talsorian Games e o segundo com a revitalização da linha e os novos lançamentos da Fat Goblin Games.

R.Talsorian Games

Castle Falkenstein – Castelo Falkenstein

O livro básico existe em duas versões, uma em capa dura e outra com capa comum. Possui cerca de 230 páginas e uma estrutura diferenciada com o formato de uma novela, detalhando o enredo de como Tom Olam vai parar na Nova Europa e seu envolvimento com Oberon (o rei das fadas), o mago Morrolan e a corte de Luís II.  Ainda no livro principal, encontramos o conjunto básico de regras, além do cenário e estilo de vida na Nova Europa, constituindo o essencial para a experiência em Castelo Falkenstein.

Este livro foi lançado no Brasil em meados da década de 90, pela editora Devir, e infelizmente não teve nenhum de seus suplementos lançados.

Comme Il Faut (All things right and proper) – Como Convêm (Todas as coisas de modo correto e apropriado)

Comme Il Faut é o “guia do jogador” de Castelo Falkenstein e segue o conceito de um guia de costumes típico do século XIX. Possui cerca de 130 páginas e aborda minuciosamente, de A a Z, tudo que o jogador deveria saber para jogar Castelo Falkenstein.

Ouso dizer que ele teria feito muito sucesso por essas bandas, se tivesse sido lançado. O livro sana todas as possíveis dúvidas sobre comportamento social, estilo de vida, ética e costumes, abordando e esclarecendo várias dúvidas sobre as regras. Conta com uma série de perguntas e respostas, além de fornecer ideias para regras alternativas.

Embora o livro básico seja o principal material da linha, o guia do jogador é tão detalhado e bem escrito que torna a experiência de jogo mais rica e interessante. É um livro essencial para quem quer entender como jogar e narrar Castelo Falkenstein.

Book of Sigils (também conhecido como Savile Manuscript) – Livro dos Sigilos* (ou o Manuscrito de Savile)

*NT: Sigilo é uma espécie de símbolo mágico.

Um manuscrito ultra secreto (tão secreto, que o editor se recusa a dizer como o conseguiu) que detalha a magia na Nova Europa. Livro essencial para magos, adeptos, arcanistas e até mesmo para os temidos necromantes.

Para jogadores que desejam criar personagens dramáticos adeptos da magia, o livro detalha as várias ordens da Nova Europa, apresenta novas ordens em relação ao livro básico, além de novas magias, livros mágicos e regras para criar magia.

Steam Age – Era do Vapor

Este livro é um catálogo das grandes invenções da era do vapor de Castelo Falkenstein. Possui o formato do magazine Popular Invention (Invenções Populares) e é uma espécie de revista científica/catálogo que traz as principais e mais magníficas invenções, além de entrevistas com seus respectivos inventores.

Memoirs of Auberon of Farie – Memórias de Oberon das Fadas

O livro de memórias de Oberon (o Rei das Fadas) é basicamente um tratado sobre as fadas. Ele serve como guia de campo sobre a história das fadas e de sua origem. Além disso, expande as regras para personagens feéricos.

The Lost Notebooks of Leonardo da Vinci – As Notas Perdidas de Leonardo da Vinci

Quando viajou para a Nova Europa, Tom Olam levou um livro contendo várias notas e projetos de Leonardo da Vinci. Tais projetos, misturando magia e tecnologia, mudaram o curso do mundo. O livro apresenta essas notas, os projetos e a filosofia de Da Vinci, assim como as regras para a criação de motores mágicos.

Six Guns & Sorcery – Revólveres & Feitiçaria

O relato original de Olam fala da Nova Europa, mas como seria a América do Norte no mudo de Falkenstein? Six Guns narra a viagem de Olam para a contraparte “falkensteiniana” de sua terra natal, um velho oeste repleto de magia e de pistoleiros. É um guia abrangente sobre a América do Norte e suas particularidades, trazendo informações sobre locais, novas ordens mágicas e até mesmo regras para duelos com armas de fogo.

Essa lista encerra a coletânea lançada pela R.Talsorian Games. Digno de nota: também foi sublicenciada uma versão de Castelo Falkenstein para Gurps, com um livro básico: Gurps Castle Falkenstein e um suplemento: Otoman Empire. Vale mencionar também, a aventura Glass Mountain, originalmente publicada na Pyramid Magazine e que envolve Dom Pedro.

Fat Goblin Games

Em 2016, a Fat Goblin Games adquiriu os direitos para produzir novos suplementos e conteúdo para Castle Falkenstein.  As regras básicas continuam as mesmas e os novos lançamentos são plenamente compatíveis. Esse foi um meio de revitalizar a linha sem ter que criar um novo livro de regras.

Curious Creatures – Criaturas Estanhas

Primeiro livro original lançado em anos para Castelo Falkenstein. Curious Creatures é um bestiário contendo criaturas de todos os cantos da Nova Europa, desde as selvas da África até os telhados de Londres. Apresenta novas bestas fantásticas, regras, raças disponíveis para personagens e é claro, dinossauros!

Babbage’s Engine – Máquina de Babbage

Uma aventura ambientada no trem mais moderno do mundo, o Duchess Elizabeth, operado pela fantástica máquina de Charles Babbage.

Firearms & Margarine: An Adventure Entertainment – Armas de Fogo & Margarina: Uma Aventura

Uma aventura investigativa sobre a morte de um líder trabalhista feérico que os personagens terão que investigar.

The Black Lady of Brodick Castle: An Adventure Entertainment – A Dama Negra do Castelo Brodick: Uma Aventura

Um fantasma começa a assombrar o Castelo Brodick na Escócia e cabe aos personagens, desvendar este mistério.

Série Variations: The Ability Variations, The Tarot Variation, The Second Tarot Variation & The Feat Variations – Série Variações: Habilidades, Tarô, Segunda Variação de Tarô e Feitos

Esta série de livros digitais menores apresenta variações e regras alternativas para Castelo Falkenstein.

 

Esses são os lançamentos da Fat Goblin Games até o momento.

Vocês devem estar se perguntando se iremos lançá-los. No momento, basta dizer que nossa prioridade é lançar toda a linha original da R. Talsorian Games. Posteriormente, pensaremos em lançar o material da Fat Goblin Games.

No próximo artigo abordaremos as regras e aspectos da criação de personagens em Castelo Falkenstein.