5 Inspirações pra jogar City Of Mist
A essa altura você já está sabendo que o financiamento do City of Mist está no ar no Catarse e já bateu sua meta básica. Mas você pode não saber do que se trata o jogo, então eu venho pra te auxiliar com as inspirações. Além do resumo que escrevi aqui, resolvi trazer algumas mídias que lembram um bocado a temática do jogo, que podem te ajudar a entender melhor ou mesmo te deixar animado pra jogar. Ficam aqui 5 Inspirações pra jogar City Of Mist.
City of Mist é um jogo de fantasia urbana, o que significa que ele tem elementos de faz de conta, mas acontece numa cidade urbana comum como a que vivemos. Claro que há um pequeno detalhe: as brumas escondem dos moradores a verdadeira face dos acontecimentos estranhos da cidade. Esconde identidades que poderiam abalar a vida de todos, uma vez que todos os moradores da cidade são seres lendários, portais esperando despertar. Ou seja, você pode ser vizinho da Fera ou descobrir um dia, depois do desmoronamento de uma casa no seu trabalho, que você é o próprio Lobo Mau.
Mas vamos ao que interessa. Quais são as séries e jogos que inspiram esse jogo Noir com toques de histórias em quadrinhos?
1. Wolf Among Us
Eu sei que vai ter gente muito brava por trazer Wolf Among Us antes de falar da HQ Fábulas, no entanto o video-game vem primeiro simplesmente porque ele incorpora um pouco mais do clima de investigação que é tão importante para o City of Mist. No jogo Bigby, o Lobo mal, tem que manter a paz entre as fábulas que vivem numa Nova York cinzenta e desvendar casos estranhos de assassinatos e desentendimentos entre os personagens de contos de fadas. O clima do jogo, as cores, a lineart, tudo aponta para o clima de uma história em quadrinhos que você pode interferir na história. E a mesma ideia passa pelo City of Mist, com sua arte e sua diagramação. É o cenário perfeito e a situação mais parecida com o RPG que temos disponível.
2. Grimm
Sim, eu trouxe uma série de 2011. Mas veja bem, Grimm é uma série irada que lida com duas coisas que são idênticas ao City of Mist: Investigações sinistras e brumas que escondem a verdade!
Na série Nick é um detetive criminalista que descobre ser de uma linhagem de Grimms. guardiões encarregados de manter o equilíbrio entre a humanidade e os Wesen, criaturas mitológicas que apesar de se fazerem passar por pessoas normais, especialmente na aparência, possuem uma outra entidade, na maior parte das vezes oculta aos humanos – Wesen é a palavra do alemão para ser ou criatura. Ou seja, mais um detetive que investiga crimes cometidos por seres vindos de contos de fada. Nesse caso as semelhanças são ainda melhores porque Nick, ao longo da série, passa por diversos conflitos internos, incluindo a possibilidade de manter sua noiva em perigo no meio dos problemas com os Wesen ou mesmo escondendo sua identidade. City of Mist é também um jogo sobre balancear esses dois lados da própria realidade. É um conflito constante que toma conta da sua vida, assim como toma a vida de Nick. Ah, e o personagem do Lobo Mau na série é hilário, a dose de leveza que tudo isso precisa as vezes.
Ah, e você pode assistir a série no Globo play! (eu fiquei muito feliz de ainda achar ela em algum lugar, vou até reassistir essa semana)
3. Once Upon a Time
É, eu sei, tá cheio de coisa velha aqui. Mas eu vou falar de Once upon a Time sim. Porque? Por causa das Brumas!
E se sua mãe fosse a rainha má, ou você se apaixonasse pelo traiçoeiro Rumplestilstkin? Você conseguiria ficar perto deles? Perdoaria eles pelas coisas horríveis que fizeram? Será que se você fosse o Capitão Gancho, conseguiria ignorar a parte do seu ser que só pensa em sí mesmo? Esse é o clima de Once upon a time em duas 2 primeiras temporadas (da quarta em diante as coisas foram ficando meio doidas demais, não?)
Sem contar que Emma, nesse caso, além de ser filha da Branca de Neve e do Príncipe encantado seria fácilmente adaptada como o portal da “Salvadora” que pode ser um arquétipo muito interessante e conflituoso de incorporar no seu RPG. Além de que nessa série os personagens também não lembram quem eram no mundo das fábulas e essas descobertas, feitas aos poucos, geram muitos conflitos interessantes.
A série obviamente está no Disney Plus nesse momento, caso você esteja com saudade de rever.
4. Deuses Americanos
É meio conflituoso falar sobre deuses americanos quando eu insisto que não é bem ele a inspiração do City of Mist, e que City of Mist não é um jogo de poder sobre abraçar o seu mito e correr junto com deuses antigos numa guerra contra deuses contemporâneos. No entanto tem duas coisas que Deuses americanos tem que City of Mist tem em comum: a negação de si mesmo e a possibilidade de qualquer coisa ser uma lenda.
O fato da mídia, da internet e da televisão serem deuses mostra muito bem a possibilidade de um portal que é na verdade a personificação de uma ideia. Um momento com força suficiente para ser uma entidade, uma lenda. Em City of Mist você pode ser a Páscoa, com os conflitos de ter diferentes culturas te usando de diversas formas. Mas em City of Mist você não pode abraçar totalmente a sua lenda, ou você acabará se tornando um personagem não jogável. Então é por isso que eu quero falar sobre o Salim.
Salim se torna um Jinn após encontrar com o mesmo (alguns lugares dizem que é um Ifrit, mas ifrit é um símbolo muito forte, então vamos de Jinn) depois de um dia difícil no trabalho. Salim aparece na série como se ele estivesse totalmente deslocado, como se usasse as roupas de outra pessoa, e de fato em muitos sentidos ele está deslocado pois acabou de se mudar para NY. É depois de um dia ruim que ele tem contato com o Jinn e depois de terem uma noite juntos, ele acaba ganhando os poderes do mesmo. Com isso, ele toma as roupas de outra pessoa e começa sua jornada pra se descobrir e se sentir bem na própria pele. Pra mim a história de Salim é simbólica e é uma história que pode ser bastante possível em City of Mist. Que não é um jogo sobre poderes incríveis, é um jogo sobre tentar conciliar os dois lados de sí mesmo.
5. Fábulas
Se você quer uma aventura de city of mist mais pesada, talvez fábulas seja o seu lance. Quando o quadrinho é publicado pela Vertigo, você sabe que o buraco é mais embaixo. Mas Fábulas é mais óbvia do que City of Mist, as coisas aqui são escondidas dos humanos, mas não entre si. O governo do mundo das fadas no mundo real é conhecido pela maioria dos habitantes. Em City of Mist as brumas fazem de tudo pra esconder quem são os protagonistas das histórias, quem são os responsáveis pelos crimes e quais são os poderes que regem a cidade. Mas os casos podem ser igualmente complexos e degenerados como são em Fábulas. Ainda assim eles precisam se manter escondidos dos mundanos, mesmo que eles tenham aparência monstruosa, e isso por si só é uma forma de manter seu Mithoi sob controle. E isso é algo que pode ser muito caro no jogo em questão.