por Mateus Herpich

Quem nunca travou na hora de criar a história no seu RPG que atire o primeiro dado. A grande beleza dos jogos de interpretação é como eles são abertos e imprevisíveis, como jogadores e jogadoras podem levar a narrativa em qualquer direção. Contudo, isso também deixa muita gente nervosa. O que fazer se o grupo for por uma direção que você não pensou? Como improvisar uma reviravolta surpreendente?

Para isso, a RetroPunk tem a solução.

O Mythic: Emulador de Mestre de Jogo é o copiloto ideal para o seu RPG. Feito para usar com qualquer sistema de RPG que você quiser jogar, esse livro é um verdadeiro catalisador da criatividade. Usando mecânicas de Perguntas do Destino, de Eventos Aleatórios e as Palavras de Descrição, o Mythic certamente vai acabar com o seu bloqueio criativo como Mestre de RPG.

RPG Solo, RPG Sem Mestre ou Auxiliar de Mestre

Como um simulador de Mestre de Jogo, o Mythic funciona com vários tipos de RPG. Ele foi pensado originalmente para substituir completamente o papel de Narrador ou Narradora, seja em um RPG solo, seja em um RPG em grupo mas sem Mestre. Ele faz isso como um oráculo de RPG solo, uma mecânica para responder às suas perguntas e dar detalhes sobre a situação.

Com as Perguntas do Destino, o Mythic pode lhe dizer se o baú do tesouro está trancado, ou se há uma armadilha no corredor, ou qual a cor do dragão a quem o tesouro pertence! Tudo depende de uma combinação do contexto do seu jogo com as mecânicas elegantes do Mythic. E essas mecânicas são tão bem-elaboradas, depois de vinte anos de testes e melhorias, que elas levam em consideração as tramas, as personagens e até mesmo o andamento da aventura, variando o ritmo como Mestres de Jogo fariam.

Assim, o Mythic funciona tanto para jogar aventuras de RPG solo, quanto para jogar sessões de RPG em grupo, mas sem ninguém no papel de Mestre. Fica fácil coordenar a história, mesmo entre várias pessoas, com um livro tão robusto quanto o Mythic.

E, no papel de copiloto de Mestre de Jogo, ele ajuda você a gerar descrições criativas e plot twists na sua história, auxilia a controlar as personagens e as tramas relevantes, além de remover um peso dos ombros de Narradores e Narradoras que não se sentem confortáveis na hora de improvisar. 

Com o Mythic, improvisar fica fácil, qualquer que seja o seu RPG.

Perguntas do Destino

Para entender o Mythic, você precisa entender as perguntas do Destino. Em qualquer cena do seu jogo em que você não souber o que acontece, como alguém se parece ou como uma mecânica do sistema funciona, você pode fazer uma Pergunta do Destino. Para isso, você primeiro decide se a chance da resposta ser “sim” é provável, improvável, meio a meio e assim por diante. Depois, você decide o Fator Caos – explicado adiante – e rola d100, conferindo no livro do Mythic se o seu resultado significa sim ou não.

A Pergunta do Destino é uma pergunta de sim ou não que resolverá a sua dúvida. Se você perguntar “o dragão sopra fogo?”, uma responsa “sim” é exatamente isso: um sopro de chamas na sua direção – e você resolveria o ataque e dano do sopro usando as mecânicas do seu RPG de escolha. Se a resposta for “não,” você deve se basear no contexto da aventura para deduzir o que isso significa. Quem sabe o dragão sopre gelo em vez de fogo, ou ele nem mesmo tenha um sopro e, em vez disso, use outras habilidades surpreendentes.

Ao fazer uma pergunta, também é importante saber o Fator Caos, que é uma medida de quanto a aventura saiu do controle da sua personagem. Se o Fator Caos estiver alto, as chances de um resultado “sim” são maiores, ou seja: há mais resultados na rolagem de d100 que significam “sim.” O Fator Caos baixo é o contrário: quanto mais no controle da aventura você estiver, menores são as chances de respostas “sim.” Isso cria um equilíbrio dinâmico durante o jogo que dita o ritmo da sua aventura, sem nunca deixar as coisas ficarem calmas demais!

Eventos Aleatórios

Quando você fizer uma Pergunta do Destino, ou, quem sabe, no início de cada nova cena, há uma chance de um evento aleatório acontecer. Não pense que isso significa uma batalha surpresa em um momento inoportuno, muito pelo contrário: o Mythic sempre trabalha com o que faz sentido no contexto da sua aventura.

Eventos aleatórios podem acontecer em vários níveis. Alguns são pequenas alterações na cena que você já esperava, enquanto outros são interrupções maiores. Eles podem ser a inserção de uma nova personagem na história, ou trazer à tona uma trama que foi esquecida, trabalhando com as mecânicas de listas do Mythic. Qualquer que seja o caso, são eles que trazem surpresas, oportunidades e obstáculos à sua aventura.

Palavras de Descrição

Mestres de Jogo não decidem somente o que acontece na história, mas dizem também como as coisas acontecem e como é o mundo onde vivem as personagens jogadoras. Para cumprir esse papel, o Mythic traz as palavras de Descrição. Essas são várias tabelas, cada uma para um contexto diferente, nas quais você irá sortear um par de palavras e interpretá-lo no contexto do seu jogo.

Pensando no exemplo do dragão, o que será que significam as palavras “arruinar” e “energia?” Quem sabe, o sopro de chamas seja mais como um raio de energia destrutiva, ainda mais mortífero e arcano do que mero fogo. E quanto ao tesouro? “Enganosamente” e “Parcialmente” podem significar que todo o ouro e pedras preciosas são, na verdade, cobre e prata disfarçados com magia! Essa, é claro, foi a minha interpretação, e você pode ter outras ideias que farão mais sentido durante a sua aventura.

Ficou empolgado com o Mythic: Emulador de Mestre de Jogo? Acesse a página de pré-lançamento do projeto no Catarse para para não perder este lançamento!