Magias no Oeste! – Deadlands 2e
Por Igor Tancredo
Por Igor Tancredo
Texto por Ray Galvão
Deadlands 2º Edição está chegando! No dia 15 de Fevereiro, o Financiamento Coletivo que trará o cenário para o SWADE (Savage Worlds Edição Aventura), começará com uma série de recompensas iradas que irão melhorar ainda mais, sua experiência com o jogo e, principalmente, a ambientação do Oeste Estranho. Talvez você esteja se perguntando: O que é Deadlands? Caso esteja, esse texto é para você! Então prepare seu chapéu de cowboy e vamos juntos desbravar o Oeste Estranho.
O cenário utiliza as regras de Savage Worlds Edição Aventura, para adaptar o gênero Western para o RPG, o bom e velho Faroeste norte-americano. O jogo apresenta uma versão alternativa do clássico Velho Oeste, onde um grande terremoto rasgou a terra liberando espíritos malignos, conhecidos como manitus, que trouxeram os quatro cavaleiros do apocalipse e os horrores do Oeste Estranho e deram vida à magia. É também um lugar com um super combustível chamado Pedra Fantasma, que possibilita a criação de maquinários e artefatos com uma pegada bem Steampunk. Obviamente, a busca pela pedra fantasma gerou uma série de conflitos em todo o território, então conforme a tecnologia evolui, a tensão segue evoluindo também.
Onde você entra nessa história? Em Deadlands, sua personagem pode ser um pistoleiro com olhos de águia, uma feiticeira pronta para conjurar suas magias, xamãs misteriosos capazes de se conectar com o mundo além. Há também guerreiros valorosos que desejam trazer justiça para um mundo caótico, onde os fracos não têm vez e cientistas loucos em busca do progresso, afetados pela insanidade do combustível místico, são vários arquétipos para serem adotados, mas todos devem enfrentar o mal que assola as terras áridas do Oeste Estranho.
O mundo de dealands mudou, a história caminhou mais um pouco e a Guerra Civil americana que se arrastou por tantos anos finalmente acabou. Agora, este mundo dá mais um passo e na nova versão para SWADE além das mudanças nas regras, o cenário avança. Não entraremos em detalhes nas mudanças aqui, pois em breve publicaremos um texto especificamente sobre isso, além de uma edição especial da Revista Rolepunkers, com mais detalhes, uma resenha, personagens prontos, um circo itinerante e muito mais! O que direi por agora é que as coisas vão ficar ainda mais estranhas no Oeste Estranho. O perigo, aguarda aqueles que são corajosos o suficiente para explorar as fronteiras norte-americanas.
Em breve, soltaremos mais informações não só sobre o cenário, mas também sobre a adaptação para Savage Worlds Edição Aventura e sobre o financiamento coletivo que se inicia DIA 15 DE FEVEREIRO! E como você bem sabe, com a abertura do financiamento sempre vem um precinho especial pros primeiros apoiadores. Então não perca essa data! Quer ficar ligado em todas as novidades? Acompanhe a Retropunk nas redes sociais, entre para o grupo oficial de Savage Worlds no Facebook e assine nossa revista mensal a Rolepunkers!
Agora que você já sabe um pouco sobre Deadlands, recarregue sua pistola, monte seu cavalo e vamos juntos enfrentar os horrores do Oeste Estranho. O financiamento coletivo de Deadlands 2º Edição vem aí! Embarcamos nessa jornada para trazer a nova edição para o Brasil contando com vocês!
Foram 2 meses de participação criativa da comunidade, e enfim chegamos ao resultado final do concurso “Minha Carta é que Manda!”
Foram 10 cartas escolhidas, sendo uma delas escolhida pelo voto popular, oito escolhidas pelo nosso painel de juízes e uma escolhida pelo Shane Hensley – criador do Savage Worlds – em pessoa!
As 10 cartas farão parte do Baralho de Aventuras que será lançado pela RetroPunk (Se você não apoiou, ainda dá tempo: é só clicar AQUI); Além disso, seus criadores receberão um vale-compras de R$ 100,00 na RetroStore, e um pacote com as 10 cartas quando elas forem lançadas. Os criadores que tiveram 2 cartas entre as 10 escolhidas receberão R$ 200,00 em vales-compra e 2 pacotes com as 10 cartas!
Confira abaixo as cartas escolhidas. Ou se quiser ver a votação que rolou na nossa live, pode clicar AQUI.
Crupiê – Por Ruan Lima
FRASE: “Agora eu dou as cartas.”
EFEITO: Após todas as cartas de iniciativa serem sacadas, jogue esta carta. Modifique os donos das cartas de maneira a ordenar a iniciativa do jeito que quiser.
Pujança Heróica – Por Sérgio Roberto
FRASE: “O Vilão está morto! Avante Homens! A vitória é nossa!”
EFEITO: Assim que incapacitar um Carta Selvagem inimigo, você e todos os aliados ganham um bene.
Reparos indelicados – Por Lucas Azevedo
FRASE: “Viu? Só bater que funciona.”
EFEITO: A personagem pode fazer um teste de Força no lugar de um teste de Consertar ou Eletrônica para reparar um objeto ou fazê-lo funcionar de uma forma desejada.
Traição Inesperada – Por Nino Simas
FRASE: “Maldita seja sua traição inesperada, porém inevitável!”
EFEITO: Jogue esta carta durante qualquer combate contra três ou mais oponentes. Um oponente escolhido pelo Mestre revela dramaticamente a sua traição e se torna aliado de sua personagem.
Vai Monstro – Por Giovani Garutti
FRASE: “Lemus, você tomou sua poção hoje?”
EFEITO: Um extra aliado a escolha do jogador que usou esta carta revela seu verdadeiro poder e se transforma em uma carta selvagem até o final do combate, aumentando em um nível de dado os atributos de Agilidade, Vigor e suas características relacionadas.
Bolsos Fundos – Por Nino Simas
FRASE:“Ué, você não anda com uma lanterna no bolso?”
EFEITO: Jogue esta carta para retirar de seus bolsos, mochila ou pochete um único item de peso máximo 2,5 Kg e custo máximo 25$. Você não precisa ter declarado que possuía o item anteriormente.
Pancadão – Por DeAnn
FRASE: “Vem tranquilo, afoba não!”
EFEITO: Jogue esta carta após fazer uma rolagem de Lutar bem-sucedida para dobrar o total.
Vontade de Lutar – Por Marcus Mauro
FRASE: “Não vou morrer antes de botar no chão!”
EFEITO: Jogue quando tiver ao menos um ferimento (ferimentos incapacitantes não contam). Todas as suas penalidade de ferimento são convertidas em bônus para testes de característica ou perícias.
Botão Vermelho – Por Giovani Garutti
FRASE: “Você tinha UM trabalho”
EFEITO: Uma falha catastrófica ocorre em um equipamento mecânico do inimigo Carta Selvagem fazendo com que ele role na tabela de lesões e sofra um ferimento.
Mestre Habilidoso – Por Mauricio Tinen
FRASE: “Você é capaz de tudo que deseja”
EFEITO: Com o poder do destino ou apenas pura sorte, a personagem sabe tudo e mais um pouco. O jogador perde o -2 nas perícias não conhecidas até o final da sessão.
É isso! Obrigado a todos os participantes, e esperamos no futuro criar mais chances de construir juntos um jogo cada vez mais rápido, divertido e furioso!
Saudações!
Como alguns de vocês devem ter visto, tivemos um problema na enquete da escolha popular das novas cartas de aventura. Ficamos o dia todo tentando reverter isso e, como não foi possível, pensando em soluções.
Nosso primeiro pensamento foi em fazer uma nova enquete, mas talvez não fosse justo com as que estavam na frente, sendo que quem votou talvez não voltasse a votar. Segundo foi tentar manter a contagem de votos e iniciar uma nova enquete, mas ai poderíamos ter votos duplicados (além do fato de que sondar todos os votos nas cartas seria quase impossível). Com isso chegamos a seguinte solução:
Daremos a enquete como encerrada. A carta que estava no topo com 30 votos, “Pujança Heroica” será a escolha popular.
Como ainda teríamos 5 dias de votação aberta seria possível haver uma virada, com isso, o segundo (Espelho Reverso que tinha 21 pontos) e terceiro lugar (Vontade de Lutar, que não lembramos quantos votos tinha) irão receber pontuações que serão somados aos pontos dados pelos jurados.
Então o segundo lugar irá receber 3 pontos e o terceiro lugar 2 pontos.
Sabemos que nem todos ficarão satisfeitos com essa solução, mas, para nós, esta é a solução mais justa e funcional para o andamento do concurso.
Lembrando que esta enquete escolheria apenas 1 das 10 novas cartas que serão criadas, então todas as 19 restantes ainda estão no páreo.
Pedimos desculpas pelos problemas, e infelizmente ainda não sabemos como a enquete foi apagada. E garantimos que continuaremos com o júri técnico de forma justa no decorrer do concurso.
Durante esta Black Friday a Retropunk Publicações inicia a pré-venda do RPG narrativo Retropunk! Este jogo é um mergulho ficcional nas narrativas cyberpunks de realidades híbridas virtuais e físicas. Num mundo cheio de plugs, neons e chips os personagens são parte de uma resistência contra grandes corporações. Neste jogo a população está fadada a apenas trabalhar e consumir incessantemente, mas você está fora do sistema, e você vai quebrar tudo para libertar os outros! É um jogo que não só tem o mesmo nome da editora, mas carrega muito do espírito diferentão que temos por aqui.
Retropunk entra em pré-venda no dia 27/11, e, durante os três dias de Black Friday da editora, a venda será com DESCONTO. Além disso, toda a cópia impressa dá direito à versão digital no 0800!
Os preços serão:
Black Friday – R$ 49,90
Pré-Venda – R$ 54,90 (até janeiro/2021)
Preço Normal – R$ 65,00
Retropunk é um RPG de mesa ficcional com foco narrativo. Nele, jogadores interpretam personagens que habitam uma realidade híbrida futurística, uma fusão entre o real e o digital. Por meio de um neurochip implantado no cérebro logo ao nascerem, as pessoas vivem em um mundo muito além da realidade aumentada. Você hackeou seu neurochip e está na luta contra o fim da opressão das grandes corporações que governam o mundo. Você é parte da resistência, é um Defeito, uma pane no sistema.
A criação de personagens de Retropunk possui elementos simplificadores, com três classes para escolher: Especialistas (focados em conjuntos de habilidades), Potentes (combatentes) e Alternadores (hackers e manipuladores da realidade híbrida).
As personagens de Retropunk hackearam seus neurochips e agora navegam a mesma realidade híbrida que todos, só que sem o monitoramento do sistema, e o anonimato é uma armadura na luta contra as megacorporações. Essas personagens se autodenominam Defeitos e expressam os valores punk e sua contracultura através tanto de ações quanto da aparência.
Resumidamente, o sistema traz camadas de sucesso. Sempre que houver rolagem, será uma pilha de d6 em busca do maior resultado: 1-3 é uma falha, 4-5 é um sucesso parcial com complicação, e 6 é um sucesso total. Os resultados, então, são comparados com Escalas. Por exemplo, se um desafio é de Escala 1, completá-lo requer apenas um sucesso — ou seja, um resultado 6 na pilha. Se for Escala 2, requer 2 resultados 6, e assim vai (pode haver sucesso total ou parcial, que trará consequências à ação). Além disso, esta gradação torna as coisas mais interessantes em termos de desafio. O narrador não joga dados, mas age nas falhas e sucessos parciais dos jogadores.
Personagens podem modificar a pilha de dados de acordo com seus recursos e equipamentos. Além disso, podem ajudar uns aos outros em desafios, auxiliando na rolagem. Se a quantidade de 6 no resultado exceder o valor da escala, acontece um sucesso crítico, que pode causar mais dano, conceder uma vantagem ou o que couber melhor na cena.
Como não usa um sistema binário de passou/falhou é preciso entender como funciona a falha e o sucesso parcial. Elas podem ser diversas de acordo com a cena, é o Juiz quem determina mas, por exemplo, em um resultado 1-3 os guardas estão bem ali quando a personagem arromba a porta. Ela deve agir imediatamente para evitar ferimento grave. Talvez as ferramentas de hackear se quebram, e ela mais tarde precise gastar tempo e recursos para consertá-las.
O resultado 4/5 fornece à personagem mais espaço para agir. Quando ela arromba e abre a porta, um alarme é ativado, e os guardas estão a caminho. Há tempo para reagir, mas as coisas estão ficando complicadas. Em resumo: ela têm mais opções, o que significa que tem mais agência.
Um jogo onde você precisa trabalhar pela resistência, navegar no submundo virtual, fazer contato ou inimigos entre facções e escapar da vigilância constante das corporações que não querem você no caminho. É um jogo sobre contar e criar juntos histórias de resistência, contatos e panoramas retrofuturistas distópicos.
Se você curte filmes como Vingador do Futuro, Blade Runner, Videodrome, Estranhos Prazeres, Johnny Mnemonic, Altered Carbon e Chappie, ou animes como Ghost in the Shell, Armitage III e A.D. Police, você também vai curtir Retropunk. Ah! e o curta Hiper-Reality de Keiichi Matsuda é uma ótima indicação de curta, apesar de ser um pouco mais futurista-contemporâneo.
Saudações,
No dia 13/10 iniciamos um concurso para a criação de 10 cartas de aventura que irão ser publicadas como uma expansão do novo baralho de aventura (que está com um projeto aberto para acelerar a impressão dele, juntamente com o baralho de estado e de magia AQUI).
Até o dia 14/11, data que se encerrava os envios das propostas por parte do público, recebemos 62 ideias de cartas. Destas, os editores da RetroPunk fizeram pré-seleção de 20 cartas que irão ser enviadas para nossa equipe de jurados, para o Shane Hensley e vão entrar em votação popular.
Escolha do Shane Hensley: Iremos enviar todas as ideias de cartas para o Shane – autor do Savage Worlds – para que ele escolha uma delas. Esta escolha será feita por vídeo a ser divulgado em uma live que iremos fazer para anunciar os vencedores.
Votação Popular: A votação será feita no grupo de Savage Worlds no facebook através de uma enquete onde o público irá votar. A enquete estará no ar a partir do dia 01/12/20 até o dia às 20:59 do dia 14/12/20. Neste período, as entradas de novas pessoas no grupo será avaliada com mais rigor, para não termos pessoas não ligadas à Savage Worlds e RPG no geral entrando apenas para votar.
Atitudes como “flood”, “Spam” e outros pedindo voto será advertido e em caso de reincidência, o participante (e todas as suas ideias se tiver mais de uma concorrendo), será eliminado. Qualquer atitude não prevista aqui, mas que os editores julguem inadequadas, serão igualmente advertidas.
Se a carta escolhida pelo Shane for a mesma que apresenta mais votos pelo público, a que ficar em segundo lugar na escolha do público será a escolhida para ser publicada.
Escolha dos Jurados: Os jurados irão escolher as 8 cartas restantes através de um sistema de votação. Cada jurado irá dar pontos (3, 2 e 1 pontos) para 3 cartas. As 8 mais votadas (excluindo as já escolhidas pelo Shane e pelo público) serão escolhidas.
O resultado será feito através de vídeos dos jurados em uma live organizada pela RetroPunk.
A live será feita dia 14/12 às 21:00hs.
A votação do público ficará aberta do dia 01/12 até 14/12 às 20:59hs.
Agradecemos a todos que enviaram suas cartas, inclusive aqueles que enviaram suas cartas e não tiveram suas ideias selecionadas.
Fascinar – Por Rubens Costa
FRASE: “Eu sorrio, enquanto avanço em sua direção.”
EFEITO: Use essa carta durante um combate. Seja através de enganação, intimidação ou persuasão você consegue capturar a atenção do alvo, que perde a ação nessa rodada.
Oi Pessoal – Por Rafael Panczinski de Oliveira
FRASE: “Espera, você não tinha morrido?”
EFEITO: Ao jogar essa carta, um extra derrotado em qualquer momento anterior da campanha reaparece vivo nessa cena. Dependendo dos elementos fantásticos do cenário, essa carta não pode ser usada se os jogadores se certificaram de sua morte.
Pancadão – Por DeAnn
FRASE: “Vem tranquilo, afoba não!”
EFEITO: Jogue esta carta após fazer uma rolagem de Lutar bem-sucedida para dobrar o total.
Crupiê – Por Ruan Lima
FRASE: “Agora eu dou as cartas.”
EFEITO: Após todas as cartas de iniciativa serem sacadas, jogue esta carta. Modifique os donos das cartas de maneira a ordenar a iniciativa do jeito que quiser.
Salvo por um triz – Por Ruan Lima
FRASE: “Quem colocou isso aqui?”
EFEITO: Jogue essa carta ao receber um ataque. Você escapa do golpe mas sua personagem cai no chão prostrada.
Traição Inesperada – Por Nino Simas
FRASE: “Maldita seja sua traição inesperada, porém inevitável!”
EFEITO: Jogue esta carta durante qualquer combate contra três ou mais oponentes. Um oponente escolhido pelo Mestre revela dramaticamente a sua traição e se torna aliado de sua personagem.
Bolsos Fundos – Por Nino Simas
FRASE:“Ué, você não anda com uma lanterna no bolso?”
EFEITO: Jogue esta carta para retirar de seus bolsos, mochila ou pochete um único item de peso máximo 2,5 Kg e custo máximo 25$. Você não precisa ter declarado que possuía o item anteriormente.
Reparos indelicados – Por Lucas Azevedo
FRASE: “Viu? Só bater que funciona.”
EFEITO: A personagem pode fazer um teste de Força no lugar de um teste de Consertar ou Eletrônica para reparar um objeto ou fazê-lo funcionar de uma forma desejada
Obstáculo inesperado – Por Lucas Azevedo
FRASE: “Cuidado com o cachooooooorro!”
EFEITO: Jogue durante uma perseguição. Uma personagem ou grupo de personagens em uma determinada carta de ação sofre um contratempo nessa rodada
Manobra Defensiva – Por Fernando Alves
FRASE: “Ligeira como uma corça.”
EFEITO: Pelo resto da sessão de jogo a personagem pode fazer rolagens de Absorção com qualquer um dos seus atributos (e não apenas Vigor). Ela também pode fazer uma rolagem de Absorção imediatamente (como se tivesse gasto um Bene) com um bônus de +2.
Pujança Heróica – Por Sérgio Roberto
FRASE: “O Vilão está morto! Avante Homens! A vitória é nossa!”
EFEITO: Assim que incapacitar um Carta Selvagem inimigo, você e todos os aliados ganham um bene.
Vish! – Por Luiz Ahumada
FRASE: “Se eu pudesse, matava mil!”
EFEITO: Aumente em um tipo o Modelo de Explosão. De Pequeno para Médio, Médio para Grande e se já for Grande, dobre o dano!
Na Jaca! – Por Luiz Ahumada
FRASE: “Ah morre! Diabo!”
EFEITO: Ignore até 4 pontos de penalidades em seu próximo Ataque Localizado.
Vontade de Lutar – Por Marcus Mauro
FRASE: “Não vou morrer antes de botar no chão!”
EFEITO: Jogue quando tiver ao menos um ferimento (ferimentos incapacitantes não contam). Todas as suas penalidade de ferimento são convertidas em bônus para testes de característica ou perícias.
Mestre Habilidoso – Por Mauricio Tinen
FRASE: “Você é capaz de tudo que deseja”
EFEITO: Com o poder do destino ou apenas pura sorte, a personagem sabe tudo e mais um pouco. O jogador perde o -2 nas perícias não conhecidas até o final da sessão.
Espelho Reverso – Por Victor Cobo
FRASE: “De volta pra você, amigo”
EFEITO: Use esta carta quando um inimigo carta selvagem conjurar uma magia. A magia se volta contra ele, auxiliando as personagens dos jogadores de acordo com o feitiço usado (acertando outro inimigo, fornecendo armadura para aliados, etc.)
Vai Monstro – Por Giovani Garutti
FRASE: “Lemus, você tomou sua poção hoje?”
EFEITO: Um extra aliado a escolha do jogador que usou esta carta revela seu verdadeiro poder e se transforma em uma carta selvagem até o final do combate, aumentando em um nível de dado os atributos de Agilidade, Vigor e suas características relacionadas.
Eu Acredito – Por Giovani Garutti
FRASE: “Você é um bruxo, Larry”
EFEITO: O personagem pode usar qualquer poder disponível no cenário sem a necessidade de rolar conjuração. A ativação é considerada uma ampliação.
Botão Vermelho – Por Giovani Garutti
FRASE: “Você tinha UM trabalho”
EFEITO: Uma falha catastrófica ocorre em um equipamento mecânico do inimigo Carta Selvagem fazendo com que ele role na tabela de lesões e sofra um ferimento.
Risco calculado – Por Diego Ferreira de Sá
FRASE: “Achei um ponto fraco!”
EFEITO:Após um ataque bem-sucedido da personagem, a resistência do alvo é reduzida a metade (arredondado para baixo), mas como consequência a arma ficará inutilizada pelo resto do combate até ser consertada novamente. Funciona com ataques desarmados, mas como consequência causará 1d4-1(mínimo de 1) Fadiga à personagem.
Bigg recebe Tarcísio Lucas e Tiago “Coisinha Verde” Junges para tirar todas as dúvidas e responder de uma vez: O que diabos é RPG solo e como que joga esse troço? Mais um episódio feito com as perguntas enviadas pela comunidade!
Pré-venda do Four Against Darkness! http://bit.ly/prevenda4ad
Financiamento dos baralhos de Savage Worlds! https://www.catarse.me/baralhos_sw
Canal do Tarcísio https://www.youtube.com/channel/UCNUxQq9cc9zewoLPW_1Ar1g
Bandcamp do TLHP Graveyard https://tlhpgraveyard.bandcamp.com/
Canal do Tiago https://www.youtube.com/c/CoisinhaVerdeTV
Conheça os jodos do Coisinha Verde https://coisinhaverde.com.br/jogos/
Coisinha Lab https://apoia.se/coisinhalab
Blog RPG Solo Brasil https://rpgsolobrasil.blogspot.com/
Grupo Solo RPG no Facebook https://www.facebook.com/groups/187588152056870
Capa: Dungeon Massacration, by Newton Rocha, o Tio Nitro (Doidimais, véi): https://newtonrocha.wordpress.com/2016/09/06/dungeon-massacrationrpg-soloboardgame-pbaixar-e-jogar-versao-alpha-podre-dnitrogames-rpg/
Mande um e-mail pra gente em cast@retropunk.net
Acompanhe nossas lives na Twitch! http://twitch.tv/retropunkgd
Estamos em todas as redes sociais!
Facebook: https://www.facebook.com/RetroPunkGD/
Twitter: https://twitter.com/RetroPunkGD
Instagram: https://www.instagram.com/retropunkgd/?hl=pt-br
Youtube: https://www.youtube.com/user/RetroPunkGD
Participe do PunkVerso, nosso financiamento recorrente, e escolha temas dos vídeos e podcasts! https://www.catarse.me/punkverso
Quer bater papo com a RetroPunk? Acesse nosso Discord! https://discord.gg/8Vr6GFG