Saudações,

Accursed é um jogo de fantasia sombria com toques de horror pessoal. Mas o que isso significa?

Em Accursed você encontra um mundo assolado pela Guerra Maldita, uma guerra que se iniciou devido a invasão das Bruxas que não só atacaram as nações de Morden, mas as quebraram e mantiveram o controle sobre algumas regiões, não só através da força, mas também do medo. Muitas das Bruxas não são ativas, mas sua simples presença ou de seus Malditos é o suficiente para deixar a população com medo.

Mundo de Morden, suplemento de Accursed está em financiamento coletivo, não perca: https://www.catarse.me

O horror pessoal está no fato dos personagens serem Amaldiçoados, humanos que foram transformados em monstros pelas Bruxas para servirem de soldados em seus exércitos. Porém conseguiram se libertar do domínio das Bruxas e, apesar de não serem 100% aceitos pela população devido a sua aparência, tentam derrotar as Bruxas enquanto travam uma batalha interna entre a aceitação e a negação de sua maldição. Quanto mais usam seus poderes para resolver seus problemas, mas eles caminham rumo a aceitação de sua maldição e vão se tornando mais monstros do que humanos. Conforme preferem não usar seus poderes, mesmo em situações drásticas, sua monstruosidade vai dando lugar à humanidade.

O horror do cenário está no clima sombrio, na derrota que o mundo sofreu e na presença constante das Bruxas e nos Amaldiçoados que zanzam pelo mundo em busca de redenção.

Compêndio de Horror

Accursed recomenda o uso do Compêndio de Horror. Mecanicamente, isso se dá devido a algumas magias que ele usa que não estão presentes no livro básico de Savage Worlds, e regras de ambientação que são apresentadas neste compêndio. Mas, sendo bem sincero, apenas com essas questões mecânicas não é necessário o uso do Compêndio de Horror. Porém há mais coisas que podem ser usadas em Accursed do que é sugerido no livro.

Primeiramente, o mais óbvio. O Compêndio de Horror oferece uma longa lista de criaturas que podem facilmente ser usadas. Em Accursed já há os monstros criados pelas Bruxas, os Malditos, mas sempre que lançam algum material adicional há a adição de mais Malditos, então você pode facilmente adicionar os seus próprios. Animais que foram jogados no caldeirão da Morrígan e viraram nascidos do caldeirão? Use os animais esqueléticos. Tipos diferentes de Vargr? Pegue as fichas das criaturas metamorfas. Que tal usar um guerreiro da geada como um dos lacaios de Hecate? As possibilidades são muitas, inclusive a de criar novas Bruxas com suas próprias linhagens de Malditos e Amaldiçoados, já que, segundo o próprio Accursed, além das 8 Bruxas descritas, há 5 que também participaram da Grande Congregação, mas recuaram após a “morte” da Djinn.

Há também muitas informações que podem ser extraídas e facilmente adaptadas nas regras de ambientação (eu sugiro a de conhecimento proibido) e itens arcanos (com a presença forte de bruxaria e fadas, além de itens mágicos como o caldeirão negro, não há nada que proíba que novos itens mágicos existam).

Por fim, Accursed não é só fantasia medieval com monstros. Ele é um cenário de horror e ele deve estar presente. E o Compêndio de Horror tem um capítulo inteiro dedicado a ideias para jogos de horror dos mais variados tipos e dicas úteis para ajudar a criar e manter o clima em suas mesas. Esse talvez seja a cereja do bolo ao usar o Compêndio de Horror no Accursed (e demais jogos de horror).

Então, quando o Accursed diz que é necessário o uso do Compêndio de Horror, não é só pelas mecânicas que ele empresta de lá, mas pelo conteúdo e ideias que ele pode adicionar em seus jogos. Então, use-o com sabedoria.